Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

domingo, 3 de maio de 2009

Celebrity Century a zarpar do Funchal

Celebrity Century a sair do porto do Funchal rumo a Corunha.
Imagem obtida da Rua 31 de Janeiro, Funchal.

Photo by: Paulo Olim - (Asas Madeira)

Celebrity Century e MSC Lírica no Funchal

Hoje, 3 de Maio de 2009, dia em que se assinala o Dia da Mãe, o porto do Funchal recebeu a visita de 2 navios de cruzeiro: o Celebrity Century da companhia Norte Americana Celebrity Cruises e o italiano MSC Lírica da Mediterranean Shipping Cruises. O Celebrity Century foi o primeiro navio a fazer as manobras de atracagem, oriundo de Miami deu as amarras no Funchal por volta das 6h00. Zarpou do Funchal por volta das 15h00 rumo a Corunha.

O Celebrity Century foi construído em 1995 nos estaleiros Meyer Werft, Papenburg na Alemanha. Em 2006 sofreu obras de requalificação. Tem aproximadamente 71 mil toneladas, tem cerca de 248 metros de comprimento e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar cerca de 2150 passageiros e 843 tripulantes.
Velocidade Cruzeiro: 21.5 knots (39.8 Km/h)
Porto de registo: Malta
Decks: 12

Pelas 11h45, deu entrada no porto do Funchal o italiano navio da Mediterranean Shipping Company o MSC Lírica, oriundo da Martinica, Caraíbas. Irá soltar as suas amarras por volta das 23h00 rumo à capital portuguesa, Lisboa.
.
O MSC Lírica foi construído em 2003, nos estaleiros Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire, França. Possui cerca de 59 mil toneladas, tem sensivelmente 251 metros de comprimento máximo e 28 metros de largura. Tem capacidade máxima para hóspedar cerca de 2213 passageiros e 760 tripulantes.
Velocidade cruzeiro: 20.8 knots
Tem como navio gémeo o MSC Opera

Porto de registo: Panamá

Decks: 9

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Porto do Funchal regista intenso movimento de cruzeiros

O primeiro dia de Maio, de 2009 foi marcado por um grande movimento de cruzeiros no porto do Funchal. Estiveram presentes na capital madeirense 5 navios de cruzeiro: Aurora; Costa Mágica, Ocean Village; Thomson Destiny e o Atlantic Star.
Por volta das 7h00, chegaram quase em simultâneo os paquetes Costa Mágica, oriundo de Tenerife e o britânico Aurora, vindo de uma viagem transatlântica das Caraíbas para a Europa. De salientar que o Costa Mágica está a efectuar um cruzeiro de 11 noites pelo Mediterrâneo e pelas ilhas Atlânticas. O Costa Mágica, zarpou do Funchal por volta das 17h30 rumo ao porto de Málaga, Espanha. Já o Aurora, soltou as amarras por volta das 15h00 rumo a Southampton.

O Ocean Village chegou ao Funchal por volta das 8h00 e devido à falta de espaço no porto do Funchal para a sua atracagem, teve que ficar fundeado ao largo da baía do Funchal, juntamente com o Atlantic Star. O Ocean Village chegou de uma viagem transatlântica do porto de Barbados, Caraíbas para a Europa. Por volta das 15h00, altura em que o Aurora soltou as suas amarras do porto, o Ocean Village fez as manobras de atracagem e tomou lugar do Aurora no porto. O Ocean Village zarpou por volta das 18h00.
O Thomson Destiny, atracou no cais norte do porto do Funchal por volta das 11h00 e encontra-se em viagem posicional das Caraíbas para a Europa. Chegou ao Funchal oriundo de Bridgetown, Barbados. Soltou as amarras por volta das 18h00 rumo a Gibraltar.
O Atlantic Star da Pullmantur, vindo de Lanzarote, Canárias, chegou ao Funchal por volta das 10h00 ficando também fundeado na baía do Funchal, devido à falta de espaço no porto. Zarpou do Funchal por volta das 23h00 rumo a Lisboa.

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal